terça-feira, novembro 24, 2009

Dia Nacional do Doador de Sangue


Amanhã, dia 25/novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em várias cidades haverão atrações para comemorar o dia.

É importante!
No ano passado foram coletadas mais de 1000 bolsas de sangue só no dia 25. As bolsas coletadas naquele dia e nos dias subsequentes garantiram o abastecimento dos bancos de sangue no final do ano.

Aproximadamente 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. Segundo a OMS, a porcentagem ideal seria de 3 a 5% da população.

Nesta semana, no Hemocentro do Hospital das Clínicas em São Paulo, haverá lanchinho especial oferecido pela Bauducco, apresentação de um grupo de Stand Up Comedy, mágicas, chorinho, etc. Confira a programação no site da Fundação Pró-Sangue - Hemocentro de São Paulo.

Caso você esteja fora de São Paulo, confira no site da Secretaria de Saúde do seu município os locais onde você poderá fazer sua doação.

Por que é importante?
O Dia Nacional do Doador de Sangue foi escolhido para ser no final de novembro porque poucas pessoas doam sangue nos meses de férias (dezembro, janeiro e fevereiro) e os estoques de sangue chegam quase a zero. Além disso, o período coincide com o aumento de acidentes nas estradas e consequente aumento no uso de bolsas de sangue. O final de novembro é justamente o último momento para que as pessoas façam as doações e garantam o abastecimento dos bancos de sangue até a volta das férias.

Vamos perder medo da agulhinha e doar sangue, pessoal!

Requisitos para ser doador de sangue: clique aqui.

Lista de Hemocentros no Brasil: clique aqui (pdf).

Lista de Secretarias de Saúde no Brasil: clique aqui
(pdf).

Nenhum comentário: