segunda-feira, maio 17, 2010

Assessor de Imprensa

Rio de Janeiro/RJ - O escritório brasileiro da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras está buscando um assessor de imprensa.

O cargo de assessor de imprensa de Médicos Sem Fronteiras está inserido na equipe de comunicação do escritório brasileiro da organização. O assessor trabalha em parceria com os demais colegas da equipe de comunicação e responde às demandas de todos os departamentos do escritório, bem como da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais. O assessor responde diretamente ao Diretor de Comunicação de MSF Brasil. O assessor de imprensa é responsável pela intermediação entre o escritório brasileiro de MSF e a imprensa do País.

Principais Funções e Atividades:

  • Definição de Estratégias: Define estratégias de presença na mídia e de relação com a imprensa. Colabora na elaboração de estratégias de comunicação e sensibilização, junto à equipe de comunicação e à direção do departamento.
  • Relação com a Imprensa: Atua como principal ponto de contato de MSF com a mídia no Brasil, respondendo a demandas de jornalistas brasileiros e estrangeiros baseados no Brasil. Estabelece e entretém proativamente contatos com a imprensa brasileira e estrangeira baseada no Brasil, bem como correspondentes brasileiros no exterior, buscando oportunidades de inserção do trabalho de MSF e assuntos humanitários relacionados na mídia brasileira. Busca formas inovadoras de disseminar na mídia brasileira (on line e off line) conteúdo produzido em outros escritórios de MSF, de acordo com as prioridades internacionais de comunicação da organização. Facilita entrevistas com trabalhadores de MSF no escritório do Brasil e/ou em projetos ao redor do mundo. Mantém atualizada a base de dados sobre a imprensa brasileira e imprensa estrangeira baseada no Brasil. É responsável pelo monitoramento das aparições de MSF na mídia brasileira e por dar seguimento a estas aparições, quando for o caso.
  • Produção de MaterialTraduz/edita/produz releases, briefings papers e outros materiais para a imprensa brasileira. Produz Q & As e briefing papers para a imprensa nacional. Produz Q & A e briefing papers sobre os projetos brasileiros. Escreve artigos sobre o trabalho de MSF e temas humanitários para veículos específicos, incluindo artigos de opinião. Produz e revisa matérias para as publicações de MSF no Brasil, tais como o informativo semestral. Produz conteúdo para o website de MSF Brasil quando necessário.
  • Integração ao movimento internacional de MSF Internacional: Mantém-se sistematicamente atualizado sobre os projetos de MSF bem como as prioridades internacionais de comunicação. Busca compartilhar com o movimento internacional de MSF importantes iniciativas de MSF Brasil relacionadas com a imprensa bem como conteúdo produzido no Brasil de eventual interesse internacional. Segue atentamente o movimento dos expatriados brasileiros em projetos no exterior e propõem inserções de artigos ou entrevistas na imprensa brasileira.
  • Sistematização de dados: Mantém atualizada a base de dados sobre a imprensa brasileira e imprensa estrangeira baseada no Brasil. É responsável pelo monitoramento diário das aparições de MSF na mídia brasileira. Produz relatórios periódicos, em inglês, com resultados do trabalho de assessoria de imprensa.
  • Inserção na Equipe de MSF Brasil: Participa ativamente das reuniões de equipe de comunicação. Colabora ativamente com as equipes dos outros departamentos do escritório. Apóia eventos e outras atividades de comunicação e captação de recursos com o objetivo de gerar cobertura de mídia e maximizar impacto de publico. Visita regularmente os projetos e auxilia na definição da estratégia e definição de relação com a imprensa. É responsável pela identificação e treinamento de porta-vozes de MSF junto a imprensa, tanto na equipe do escritório Brasileiro como de expatriados brasileiros. Realiza briefings e debriefings com expatriados brasileiros buscando maximizar conhecimento sobre projetos e insercao na midia. Supervisa o trabalho de estagiários e/ou voluntários, quando for o caso.

Requisitos
  • Formação superior em jornalismo.
  • Experiência de no mínimo dois anos em veículo de imprensa ou assessoria de imprensa.
  • Excelente capacidade de comunicação oral e escrita.
  • Excelente capacidade de comunicação oral e escrita em Inglês.
  • Desejável capacidade oral e escrita em Espanhol.
  • Interesse pelas mídias não-convencionais.
  • Afinidade com os princípios e causas humanitárias da organização.
  • Facilidade de trabalhar em equipe.
  • Sentido de oportunidade e iniciativa.
  • Capacidade de trabalhar sob pressão.

Condições
  • Trabalho em regime de horário integral.
  • Local de trabalho: escritório de MSF Brasil, Rio de Janeiro, centro.
  • Contrato de trabalho por tempo indeterminado.
  • Profissional terá direito a benefícios.
  • Início do trabalho previsto para meio de junho de 2010.

As candidaturas que não atenderem os requisitos pedidos não serão avaliadas. Só serão contatados os candidatos cuja candidatura será considerada.

Os interessados devem enviar CV e carta de motivação, para o endereço eletrônico vagascomunicacao@rio.msf.org até o dia 30/maio/2010.

Nenhum comentário: