sexta-feira, setembro 16, 2011

Histórias de RP pelo mundo: o apelo internacional de Cassandra Brunetto

O cenário: a mística cidade marroquina de Casablanca. O desafio: atuar como trainee de RP no centro de idiomas British Workshop. A personagem: a relações públicas gaúcha Cassandra Brunetto. O ano: 2010. O enredo: uma experiência internacional relevante pra colocar em prática tudo que a área pode oferecer para uma organização. Esta é a história de uma viagem que certamente ainda dá muita inspiração.

Formada em 2009 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS-RS, ela foi selecionada através da AIESEC, ONG presente em mais de 100 paí­ses que viabiliza intercâmbio de estudantes e profissionais de diversas áreas. Passou por entrevista com alguns representantes da diretoria local da entidade e com representantes de outros países, até chegar a falar com pessoas responsáveis por seleção de pessoal nas empresas-sede das experiências. Durante a busca, não focou em nenhuma nação em específico, mas Marrocos pareceu bem interessante.

Entre suas atividades, estavam planejamento de comunicação e RP, comunicação interna, assessoria de imprensa, criação e edição de newsletters, controle do mailing e de aniversariantes do mês, e ainda prospecção de clientes (o verbo está no passado porque ela retornou ao Brasil em junho de 2011). Antes da viagem, sua expectativa era de maior (re)conhecimento do mercado daquele país sobre o RP. Ao invés de reclamar, arregaçou as mangas: “desde que comecei a trabalhar na empresa, muita coisa mudou: sozinha, praticamente criei e desenvolvi a área de comunicação, que existia de forma inadequada”. Tudo foi importante também para perceber que a formação brasileira em RP tem alguns pontos falhos, como por exemplo nos assuntos de Relações Públicas Internacionais, para o que ela sugere que as universidades invistam mais em professores que possuam vivência no exterior e estimulam os estudantes a participar de congressos internacionais.

Agora, Cassandra faz parte da equipe da Xadrez Gastronomia com Eventos. Mas também tem outra carta na manga: está analisando as opções para começar um Mestrado, mas ainda não sabe o tema e nem onde poderia cursar. Afinal, o mundo agora tem fronteiras bem maiores.



OBS: este post faz parte de uma ação coletiva entre vários blogs para comemorar o Dia Interamericano de Relações Públicas, marcado em 26 de setembro de cada ano por conta da data de fundação da FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas/CONFIARP. Foram entrevistas realizadas via internet pelo RP Rodrigo Cogo, do portal www.mundorp.com.br, e compartilhadas agora. 

Já participaram o blog Ser.RP com “Histórias de RP pelo mundo: o início de carreira de Célcia Chilaúle”; e o blog Comunicação e Tendências com “Histórias de RP pelo mundo: o reposicionamento conceitual de Fábio Procópio”. Na segunda-feira, dia 19 de setembro, você pode ver mais um breve relato de profissionais da área no blog VersátilRP, com o post “Histórias de RP pelo mundo: o trabalho desbravador de Sônia Costa”.

Nenhum comentário: